Coordenador : Stephan Malta Oliveira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396076.2206.290152.19062023
Departamento/Setor: MMI
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Crianças e adolescentes com até 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade psíquica, apresentando algum sinal de sofrimento psíquico ou transtorno mental
Local de atuação: Rede GEAL - Campus do Mequinho
Objetivo
Os principais objetivos do Projeto são: Relacionados à clínica: promover o bem-estar e a qualidade de vida das crianças e adolescentes assistidos Tratar os diversos transtornos mentais da infância e adolescência, tanto com psicofarmacoterapia, quando indicado, quanto com abordagens psicossociais. Produzir encontros autênticos na clínica, possibilitando aos pacientes o acesso a uma existência preenchida de sentido bem como o alívio do sofrimento vivenciado. Além disto, busca-se por meio do encontro clínico a produção de novos modos de subjetivação e singularização por parte das crianças e adolescentes assistidos; modos mais felizes, criativos e plenos de existência. Relacionados à formação acadêmica: Proporcionar aos alunos o contato com os pacientes, o estabelecimento de relações de empatia e confiança com os mesmos. Possibilitar que os alunos adquiram conhecimentos teórico-práticos acerca de noções como integralidade do cuidado, uso racional e criterioso da psicofarmacoterapia na infância e adolescência, medicalização/patologização da infância e adolescência, além de noções gerais sobre anamnese, exame psíquico, diagnóstico e conduta terapêutica na psiquiatria infanto-juvenil. Relacionados ao impacto social: Realizar assistência a crianças e adolescentes com problemas de saúde mental, contribuindo desta maneira para a melhoria da qualidade de vida e promoção do bem-estar dos pacientes assistidos bem como para a prevenção do agravamento do sofrimento mental e do comportamento suicida.
Resumo
O Projeto Cuidar: Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil é realizado de forma contínua no Campus do Mequinho e se fundamenta na perspectiva da Clínica Ampliada, a qual compreende o ser humano em sua integralidade, ou seja, em suas mútliplas dimensões - biológica, psicológica e cultural. A Clínica Ampliada possibilita a articulação entre diferentes enfoques teóricos, além de se opor à clínica biomédica tradicional. O principal referencial utilizado é o existencialismo, delimitado nos seguintes autores: Kierkegaard, Lévinas, Buber, Marcel e Frankl. O enfoque se dá na valorização dos encontros autênticos na clínica e no reconhecimento da alteridade em sua unicidade, ou seja, do paciente em situação de sofrimento psíquico, como único. Busca-se, por meio destes encontros, o alívio da angústia vivenciada bem como a construção de uma existência plena de sentido. O Projeto se subdivide em 3 sub-projetos: Projeto VIDA, voltado para o cuidado a crianças e adolescentes que apresentam quadro de autolesões não suicida ou comportamento suicida; Projeto ACOLHER, voltado para o acolhimento de crianças e adolescentes com sintomatologia psicótica; e Projeto DESMEDICALIZAR, voltado para a redução e/ou retirada racional e criteriosa de psicofármacos em crianças e adolescentes com TDAH, TOD, TEA, entre outros quadros, no âmbito da prevenção quaternária. O Projeto inclui ainda um Grupo de Estudos e uma Oficina voltada para adolescentes com problemas emocionais/comportamentais. A ação visa contribuir para a formação dos/as estagiários/as participantes, no sentido da aquisição de novos conhecimentos e habilidades, sobretudo, habilidades relacionais, no âmbito do encontro clínico.